Q. O que são erros de regência?
Erros de regência verbal Deixar de usar preposição exigida pelo verbo: O livro que você se referiu é ótimo! (O livro a que você se referiu…) Procuro obedecer os mandamentos divinos. (Procuro obedecer aos…)
Q. O que é erro de regência nominal?
Erro mais comum de regência nominal: Certeza que: Por exemplo: Nós temos certeza que seu amigo não esteve aqui hoje. OBS: Ainda que seja comum na Norma Culta — entre os grupos de pessoas mais escolarizadas —, “certeza que” não é a regência que a Norma Padrão prescreve.
Table of Contents
- Q. O que são erros de regência?
- Q. O que é erro de regência nominal?
- Q. Como identificar um erro de regência verbal?
- Q. Quais são as regência nominal?
- Q. O que é um erro regencial verbal?
- Q. Como descobrir se a regência está certa?
- Q. O que é regência nominal e exemplos?
- Q. Qual frase apresenta erro de regência nominal?
- Q. Como descobrir se a regencia está certa?
- Q. O que é regência verbal exemplos?
- Q. O que é regência nominal exemplos?
- Q. Como identificar uma regência nominal?
Q. Como identificar um erro de regência verbal?
No sentido de alcançar ou de ter atingido um determinado destino, deve ser seguido da preposição a, que dará início ao adjunto adverbial, e não da preposição em, como costumeiramente aparece em erros comuns de regência verbal. Por exemplo: Cheguei ao hospital às 11h. (Em vez de “cheguei no hospital às 11h”).
Q. Quais são as regência nominal?
Regência nominal é a forma que os substantivos, adjetivos e advérbios se relacionam com seus complementos. Normalmente, essa relação entre o nome e o complemento é dada por uma preposição. Por isso, é importante conhecer as preposições para que a regência nominal seja feita e identificada de forma correta.
Q. O que é um erro regencial verbal?
Um erro muito comum de norma culta na redação é quanto à regência verbal. Por não compreender bem os conceitos de transitividade e intransitividade, os alunos podem cometer erros graves, considerando que as diferentes regências interferem no significado da palavra.
Q. Como descobrir se a regência está certa?
Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.
Q. O que é regência nominal e exemplos?
Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.
Q. Qual frase apresenta erro de regência nominal?
Que frase apresenta erro na regência nominal? Ninguém está imune a influências. Era suspeito de ter assaltado a loja. Ela já está apta para dirigir.
Q. Como descobrir se a regencia está certa?
Q. O que é regência verbal exemplos?
Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar). …
Q. O que é regência nominal exemplos?
Q. Como identificar uma regência nominal?
Sempre que o termo regente for um substantivo, adjetivo ou advérbio (um nome), estamos falando de regência nominal. Nesse caso, é necessário o uso de preposição entre o termo regente e o termo regido.